Notícias

O que você precisa saber antes de fazer um financiamento imobiliário

Antes de fazer um empréstimo para comprar ou construir seu imóvel é importante levar em conta alguns pontos. Veja abaixo alguns deles:

1. Pesquise sobre o assunto

Antes de escolher um financiamento imobiliário é preciso estar informado para fazer a escolha certa do banco (cada um tem taxas e condições de pagamentos diferentes) que fará o financiamento, as melhores formas de pagamento e a rapidez com que você poderá saldar a dívida.

2. Quem deve optar pelo empréstimo?

O financiamento imobiliário serve para quem quer comprar uma casa, apartamento ou imóvel comercial, mas não tem dinheiro para pagar à vista. De início, toda pessoa que comprovar que tenha uma renda constante comprovada, alta ou baixa, estará habilitada a fazer um empréstimo.

3. Documentos necessários para fazer o financiamento imobiliário

Mesmo que você tenha conta em banco você terá que levar seus documentos. Alguns bancos podem querer que você tenha ou abra uma conta corrente para fazer o financiamento imobiliário e se o crédito for aprovado nessa instituição bancária, você precisa levar os seguintes documentos:

Carteira de identidade

Certidão de nascimento ou de casamento

Cópia da carteira de trabalho

Comprovante de renda dos últimos 3 meses se você for assalariado

Declaração do Imposto de Renda e/ou declaração do contador

Certidão forense e federal:

Para comprovar se existem processos criminais ou judiciais contra que requer o financiamento.

Cadastro de Pessoa Física – CPF

4. Parcelas

O tempo de pagamento varia conforme a renda de cada um, mas em algumas Instituições este tempo pode ser de até 30 anos, ou seja, é possível dividir o valor em até 360 meses.

O problema da quantidade maior de parcelas são os juros, que acabam deixando o valor total muito maior. Quanto maior o tempo maior será o valor total a ser pago.

5. Restrições

Existem algumas regras e restrições em relação aos financiamentos imobiliários que são impostas pelo Banco Central do Brasil e uma delas é em relação à idade e tempo máximo de duração do empréstimo. A idade mínima para quem quer fazer um financiamento imobiliário é de 21 anos e a idade máxima para que ele acabe é de 75 anos de idade.

Fonte: http://bit.ly/1hDvW7C (texto modificado).

Veja também:

© Copyright 2011 - Krieger Advocacia Especializada